"ABRINDO APÓS A REFORMA"
A PARTIR DO DIA 11 DE FEVEREIRO DE 2013 INICIEI UM PROCESSO - QUE LEVOU ALGUNS MESES - DE "FECHAR-ME PARA REFORMA".
A PRINCIPAL RAZÃO DESSE PROCESSO LIGOU-SE À MINHA IDA PARA BRASÍLIA, ASSUMINDO UMA ASSESSORIA NA EMPRESA DE PLANEJAMENTO E LOGÍSTICA - EPL, LIGADA AO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E QUE, NAQUELE MOMENTO, CORRESPONDIA A UMA INSTITUIÇÃO QUE SE ENCONTRAVA NO CENTRO DO "OLHO DE FURACÃO" DOS PROJETOS ESTRATÉGICOS DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF E DO ESTADO BRASILEIRO.
A CONVIVÊNCIA COTIDIANA COM O PODER NA "ILHA DA FANTASIA" ,REPRESENTADA POR BRASÍLIA E PELOS DIVERSOS EDIFÍCIOS QUE ABRIGAVAM AS INSTITUIÇÕES DO GOVERNO FEDERAL ESCANCARARAM OS PROBLEMAS QUE, JÁ VINHA OBSERVANDO DESDE O INÍCIO DO PRIMEIRO MANDATO DO PRESIDENTE LULA, O QUAL PASSEI NO GOVERNO DA PREFEITURA DE SÃO PAULO DESENVOLVENDO UM PROJETO QUE ME FOI EXTREMAMENTE GRATIFICANTE, O DA REFORMA DO "MERCADÃO" DE SÃO PAULO, O MERCADO CENTRAL DA RUA DA CANTAREIRA.
PERDIDA A CAMPANHA PARA A REELEIÇÃO DE MARTA SUPLICY PARA O CANDIDATO DO PSDB, JOSÉ SERRA, O ANO DE 2005 PASSEI PRATICAMENTE SEM TRABALHO, LIGADO À TELEVISÃO ASSISTINDO, COMO A UM FILME DE TERROR, OS DESDOBRAMENTOS DO QUE ACABOU SENDO DENOMINADO O "MENSALÃO" DO PT.
EU, UMA COMPANHEIRA E UM COMPANHEIRO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES E DE GOVERNO DE LUÍSA ERUNDINA NA PREFEITURA DE SÃO PAULO, REGINA ORSI E RUBENS POSSATI, O RUBÃO, PASSÁVAMOS AS TARDES ASSISTINDO O TERROR DO "MENSALÃO" E NOS TELEFONANDO PARA COMENTAR, ORA COM A DESCRENÇA DO QUE OCORRIA, ORA COM O PASMO DE QUE AQUILO PODERIA SER REAL E VERDADEIRO.
AO SABER DO EPISÓDIO DA RETIRADA DE DINHEIRO POR PARTE DE JOÃO PAULO, VIA SUA MULHER, NÃO AGUENTEI E ENCAMINHEI, PESSOALMENTE, A ELE, UMA CARTA NA QUAL APRESENTAVA TODA MINHA TRISTEZA PELA FORMA COMO ESTE ATÉ ENTÃO COMPANHEIRO DE IDÉIAS E DE LUTAS POR DÉCADAS, ESTAVA COMPORTANDO-SE NO CORRER DOS EPISÓDIOS QUE ACABARAM POR LEVÁ-LO À PRISÃO DA PAPUDA EM BRASÍLIA. (VOU POSTAR A CARTA ENVIADA PARA A QUAL NÃO TIVE NENHUM TIPO DE RESPOSTA).
AO FINAL DE 2005, CONSIGO UM TRABALHO DE CONSULTORIA POR VIA DE UM DOS MEUS MAIS CAROS AMIGOS DE MUITOS ANOS, MEU EX ALUNO NA ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA, PAULO ROBERTO KYRIAKAKIS, UM MISTO DE IRMÃO MAIS NOVO E FILHO MAIS VELHO, QUE ME PERMITIU VOLTAR AO MERCADO DE CONSULTORIA.
NO FINAL DE 2006, AINDA ACOMPANHANDO OS DESDOBRAMENTOS DO DITO "MENSALÃO", RECEBO UM CONVITE PARA IR TRABALHAR NA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, NO GOVERNO RECÉM ELEITO E A SER EMPOSSADO EM JANEIRO DE 2007, DO ATUAL MINISTRO DA DEFESA DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF, JAQUES WAGNER, COM UM TAMBÉM VELHO AMIGO DE VÁRIAS DÉCADAS,, RONALD LOBATO, O QUE ME LEVOU A PASSAR QUASE SEIS ANOS EM SALVADOR, PARTICIPANDO NÃO APENAS DO DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO GOVERNO WAGNER MAS DE MUITOS DOS GRANDES PROJETOS ESTRATÉGICOS DE LOGÍSTICA DO ESTADO DA BAHIA.
GRAÇAS A ISTO, VOU A 2013 PARA BRASÍLIA, ONDE CONSTATO A EXISTÊNCIA DA ILHA DA FANTASIA E ONDE ASSISTO O PRENÚNCIO DOS PROBLEMAS POR QUE HOJE O PAÍS, O GOVERNO DILMA ROUSSEFF E O PARTIDO DOS TRABALHADORES PASSA.
EM BRASÍLIA ASSISTI, EM 2013, O CHAMAMENTO DAS RUAS, COM TODA A SUA FALTA DE ORGANIZAÇÃO E FALTA DE RUMOS, MAS QUE ACABOU POR ABRIR NÃO A REFLEXÃO REFERENTE AOS ERROS QUE A DIREÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES E O GOVERNO DILMA ROUSSEFF COMETERAM E SEGUIRAM COMETENDO, MAS A SANHA DE UMA OPOSIÇÃO DE NATUREZA LACERDISTA E ANTI POPULAR E DE UMA DIREITA AUTORITÁRIA E GOLPISTA, COMO AS MANIFESTAÇÕES DE ONTEM, DIA 16 DE AGOSTO - MENOS IMPORTANTE COMO ESSA MESMA DIREITA E ESSA MESMA OPOSIÇÃO PRETENDIAM - MAS SUFICIENTEMENTE PRESENTE PARA QUE NOSSO PARTIDO E NOSSO GOVERNO ENTENDAM PARA QUAL DIREÇÃO DEVERÃO NAVEGAR.
APESAR DE MEUS ATUAIS 67 ANOS NÃO POSSO OLHAR CALADO, NEM PERPLEXO, OS ACONTECIMENTOS QUE ASSISTIMOS OCORREREM NO BRASIL. NÃO POSSO PERMITIR QUE MINHAS LONGAS DÉCADAS DE DISCUSSÃO E DE ATIVIDADES POLÍTICAS, DESDE O HOJE LONGÍNQUO ANO DE 1964, QUANDO A DETENÇÃO DE MEU PAI, SUA SUBSEQUENTE PERDA DE EMPREGO E CASSAÇÃO DE SEU DIREITO DE TRABALHO ME CONDUZIRAM, UM FILHO DA CLASSE MÉDIA ALTA PAULISTANA, A TORNAR-ME, POLÍTICA E IDEOLOGICAMENTE UM CIDADÃO LIGADO ÀS LUTAS DA MAIORIA DO POVO BRASILEIRO, SEM ACEITAR A LUTA ARMADA COMO FORMA DE DERRUBAR GOVERNOS AUTORITÁRIOS MAS COM A CONVICÇÃO QUE MINHA VISÃO DEMOCRÁTICA HERDADA DE MEU PAI E DA FAMÍLIA DE MINHA MÃE E GRAMSCIANA, APRENDIDA E INCORPORADA POR MIM A PARTIR DE DOIS MESTRES DO CURSO DE POLÍTICA DA USP, FRANCISCO WEFFORT, UM HOMEM DE ESQUERDA, E OLIVEIROS S. FERREIRA, UM HOMEM DE DIREITA, MAS AMBOS DE UMA INTELIGÊNCIA E DE UMA ARGÚCIA POLÍTICA FUNDAMENTAL ME ENSINARAM AS LIÇÕES DO VELHO MESTRE ITALIANO.
POR ESSAS RAZÕES ENCERRO MEU PERÍODO DE "FECHADO PARA REFORMA" E INÍCIO UM NOVO PERÍODO DE "ABRINDO-ME PARA A PÓS REFORMA".
ESPERO PODER, AINDA, DAR, NÃO IMPORTA EM QUE DIMENSÃO, ALGUMA CONTRIBUIÇÃO PARA QUE O BRASIL E O MUNDO, DE HOJE E DO FUTURO, SOBRETUDO OS DE MINHAS NETAS E MEUS NETOS MAS, TAMBÉM, OS DE MINHAS FILHAS E MEUS FILHOS, POSSAM SEGUIR AVANÇANDO NA DIREÇÃO NA QUAL, DURANTE UM RAZOÁVEL PERÍODO HISTÓRICO, MINHA GERAÇÃO AJUDOU - COM OS ERROS E ACERTOS QUE FIZEMOS - A CONSTRUIR E QUE DEVEREMOS LEGAR ÀS GERAÇÕES FUTURAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário